O sistema de arrefecimento é um exemplo de parte do carro que alguns não sabem para que serve.
Arrefecimento serve para resfriar o carro, quando fica muito quente e atinge uma temperatura alta ( 90ºC a 110ºC), ele não consegue funcionar corretamente. Isso porque, em altos níveis, a temperatura pode derreter peças internas.
Então, o objetivo do sistema de arrefecimento é esfriar e estabilizar a temperatura do veículo, bem como do motor. Assim, evitando prejuízos.
E quais os componentes deste sistema?
O arrefecimento não é uma única peça automotiva, ele é todo um sistema composto por um grupo de peças e equipamentos. Entre eles estão:
- Bomba d´água: que é responsável por ajudar na circulação do líquido dentro do sistema.
- Válvula termostática: é responsável por regular a temperatura, ela armazena a água até que o motor atinja o calor ideal.
- Sensor de temperatura: o objetivo dentro do sistema é informar a temperatura ao módulo de comando ou painel do veículo. Essa informação pode referir-se à temperatura do motor ou da água.
- Reservatório: é responsável por armazenar toda a água do sistema de arrefecimento.
- Radiador: é a peça que recebe a água quente depois que o motor atinge a temperatura ideal.
- Aditivo: o aditivo, é um componente que aparece no sistema misturado com água desmineralizada. É essa mistura que no radiador ajuda a resfriar a água.
- Ventoinha: a ventoinha é a peça responsável por garantir que se tenha uma boa troca de calor entre a água e a atmosfera.
Alguns problemas podem ser causados caso haja o superaquecimento do motor, como o travamento da válvula termostática e vazamento nas mangueiras.
A manutenção preventiva é sempre essencial para impedir futuras dores de cabeça ao ter que levar o carro para o conserto.
Não espere dar problema! Nos contate já para uma revisão preventiva.
AF CAR aqui você encontra o melhor para o seu veículo!

Recomendo