MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS

O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes de qualquer veículo. Por conta disso, fazer a manutenção de freios regularmente, além de evitar que possíveis defeitos fiquem mais graves, também é zelar pela sua segurança.

Cabe ao motorista o dever de ficar atento a todos os sinais que o carro apresenta quando algo está errado com os freios. Porém, ainda mais importante é realizar sempre as manutenções preventivas e evitar que problemas aconteçam.

Vamos apresentar os benefícios da manutenção preventiva do disco de freio, da pastilha de freio e também como identificar possíveis problemas no seu carro.

Quais componentes fazem parte do sistema de freios?

Entender bem como essas peças funcionam é de suma importância para saber exatamente quando trocar a pastilha de freio ou substituir um outro componente, por exemplo. Note que certas partes precisam de trocas regulares, ao mesmo tempo em que outras raramente demandam manutenção.

  • Pedal:

O pedal talvez seja o componente mais simples mas também é o que mais fica em contato com o motorista. Ele serve para acionar os freios e, geralmente, é regulado para que quem dirige não tenha que fazer tanta força no momento de parar o veículo. Ele não tem uma vida útil previamente determinada.

  • Servo freio (hidrovácuo):

O hidrovácuo multiplica a força do pedal e a transfere para todo o sistema de freios do veículo. Dessa forma, ele deixa o acionamento muito mais fácil e seguro, já que o motorista não tem que se antecipar ou fazer muito esforço. Consequentemente, a frenagem fica mais natural.

  • Fluído de freio:

Os fluídos de freio nada mais são que óleos especialmente desenvolvidos para esses sistemas. É importante utilizar apenas esse tipo de óleo nos componentes, já que eles apresentam as condições de resistência e elasticidade ideais para transferir a força da frenagem para as rodas.

  • Cilindro mestre:

O cilindro mestre é o responsável por levar o fluído de freio até os pistões presentes nas pinças ou tambores de freios. Por ser enviado em alta pressão pelo cilindro, o fluido é capaz de exercer a força necessária para imobilizar o carro, transformando pressão hidráulica em pressão mecânica.

  • Pastilhas de freio e lonas:

São as pastilhas e as lonas de freio que criam a fricção necessária para que o carro possa desacelerar e parar. Eles são feitos de um material especial, que cria resistência ao disco ou ao tambor e interrompe o movimento gradualmente.

  • Discos de freio e tambores:

Os discos e tambores são as peças que recebem a pressão das pastilhas e das lonas, criando fricção e fazendo com que o automóvel pare. Apesar de não ter um prazo de validade, um disco de freio, se danificado, pode gerar trepidações no carro ao frear.

Quando fazer a manutenção preventiva dos freios?

Cada fabricante tem uma recomendação específica sobre quando realizar a manutenção preventiva dos componentes que formam o sistema de freios. Por isso, cheque sempre o manual do proprietário para ter informações mais precisas e tomar os cuidados necessários com o carro.

Os materiais que compõem o sistema têm diferentes graus de desgaste. Consequentemente, eles precisarão de reparos ou até mesmo de completa substituição em diferentes momentos.

Na maioria dos casos, as manutenções de freio acontecem a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, tenha em mente que isso não passa de uma noção básica, especificidades relativas à utilização do automóvel podem alterar essa estimativa.

Como saber se há algum problema com os freios?

No dia a dia com o carro, é bom ter atenção a alguns sinais que podem indicar problemas no sistema de freios.

  • Trepidação no volante:

Se ao frear você sentir alguma trepidação no volante, saiba que isso pode ser sinal de disco de freio empenado.

  • Barulho de “ferro com ferro”:

Caso ouça um barulho de ferro batendo durante as frenagens, pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser substituídas. Lembre-se de que elas são indispensáveis para manter a eficiência da frenagem.

  • Pedal de freio baixo:

Se o pedal de freio estiver muito baixo, pode ser por conta da falta de fluido, geralmente indicada no painel ou também em virtude de algum problema com o servo ou até o cilindro mestre.

  • Pedais enrijecidos:

A dificuldade para pisar no pedal tem a ver com o servo freio, se sentir que o pedal estiver muito duro para pisar, é preciso substituir esse componente, o que é feito após rodar algo entre 120 e 200 mil quilômetros.

Agende já a manutenção preventiva do seu veículo conosco.

A oficina AF CAR oferece troca das peças e manutenção completa do sistema de freios.

Estamos localizados na cidade de Colina, rua Antônio Guarnieri, número 893 – Centro.

REVISÕES PARA AS FÉRIAS: O QUE CHECAR ANTES DE VIAJAR?

No planejamento das férias há uma coisa que não pode ficar de fora: a revisão do carro. É muito importante garantir que o veículo esteja em ótimas condições para pegar a estrada. Fazer a revisão do carro dá a certeza de que todos os sistemas estão funcionando conforme o esperado. Isso traz segurança não só para você, mas para todos que estão no trânsito. Além disso, a manutenção preventiva é um fator de economia, pois revisar os componentes é sempre mais barato do que resolver panes depois.

Nós listamos os principais componentes que devem ser revisados antes de uma viagem.

  • Luzes do painel

É necessário sempre checar as luzes do painel, porque elas comportam muitas informações, algumas delas podem ser resolvidas de maneira simples, ao passo que outras levam mais tempo, elas funcionam como um canal de comunicação entre carro e motorista, se alguma delas ligar, vale a pena levar o automóvel a uma oficina mecânica.

  • Pneus

Esses são um dos itens mais importantes para viajar. Considerando a velocidade do carro e as condições da estrada, os pneus são peças chave para o seu conforto e a sua segurança, eles são os responsáveis pela aderência do veículo ao chão, proporcionando estabilidade na direção.

  • Alinhamento e balanceamento

Esses serviços também têm relação com os pneus e a dirigibilidade, trazendo mais segurança e estabilidade ao veículo. Por esse motivo, devem constar no checklist para revisão do carro antes da viagem em família.

  • Freios

Nem é preciso discutir a importância do sistema de freios em uma viagem, concorda? Se enfrentar uma falha nesse componente já é arriscado nas cidades, imagine o que pode acontecer em uma estrada. Para evitar qualquer risco, os freios são parte obrigatória do checklist das férias.
Atente-se a possíveis vazamentos, barulhos ou perda de eficiência ao frear, pois esses são sintomas relevantes. Na revisão do carro, o mecânico vai verificar todos os itens presentes no sistema de freios, como:
discos;
pastilhas;
eficiência do fluido;
nível do fluido;
flexíveis;
tambor;
sapatas;
lonas;
cilindros de roda.

  • Líquido de arrefecimento

O sistema de arrefecimento, juntamente ao óleo lubrificante, é responsável pelo resfriamento do motor como um todo. Ele evita o aumento da temperatura e a sobrecarga nas peças do carro. Além de se manter no nível adequado, o líquido precisa ser eficiente e estar dentro do padrão exigido, sendo fundamental para quem percorre longas distâncias.

  • Óleo do motor

Outro componente essencial para o funcionamento do veículo é o fluido do motor, que ajuda a resfriar o sistema, além de ser o principal responsável por lubrificar as peças e evitar o atrito excessivo entre elas. Por sua importância, esse óleo deve estar sempre em nível adequado e precisa ser substituído com frequência, pois perde suas propriedades ao longo do tempo.
É possível verificar o nível do óleo puxando a vareta do compartimento no motor. Caso ele esteja muito abaixo do indicativo máximo, é preciso completar. Mas fique atento: há um tipo de óleo específico para cada motor.
É aconselhado antecipar a troca desse líquido antes de viajar. Mesmo que ainda faltem alguns quilômetros para alcançar a marca da próxima substituição, previna-se. É melhor encarar a viagem com um fluido novo, que realize perfeitamente sua função.

  • Sistema de suspensão

Esse sistema é composto por diversos elementos flexíveis, sendo que os principais e mais conhecidos são os amortecedores, molas, bandejas e barra estabilizadora. Todos eles atuam em conjunto para realizar o mesmo objetivo que é, basicamente, promover conforto aos passageiros e dar estabilidade e segurança ao veículo, atua em tempo integral ligando o chassi às rodas e garantindo que elas sempre estejam em contato com o solo, que os impactos sofridos pela roda sejam absorvidos.

  • Motor de arranque

O motor de arranque ou motor de partida é um motor elétrico que tem a função de transformar energia elétrica em energia mecânica. Sendo assim fica inoperante após realizar esta função no sistema de partida, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.

  • Filtros

Os filtros de carro são essenciais para a saúde do automóvel uma vez que eles evitam que impurezas cheguem ao motor e danifique-o. E a falta de atenção nesses itens pode causar grandes problemas no desempenho do automóvel. Desta forma, eles têm um papel direto na vida útil do carro e devem ser revisados de forma periódica.

Fiquem atentos, a revisão preventiva é muito importante para o seu carro e a sua segurança!

Nos contate já para agendarmos e formalizar um orçamento. Seu carro merece este cuidado.

SERVIÇO DE INJEÇÃO ELETRÔNICA

O sistema de injeção eletrônica foi criado para substituir os carburadores e melhorar o desempenho dos automóveis. Ele alimenta o combustível e evita a poluição nas cidades, o que acontece por conta do sistema que controla a mistura de ar e combustível do motor do veículo. O objetivo é obter um melhor desempenho e eficiência, a combustão é mais eficaz, o veículo ganha maior eficiência energética e, por consequência, tem seu nível de emissões reduzido.
Além do aspecto ambiental, a injeção eletrônica também controla o tempo de ignição, a marcha lenta e, em alguns modelos de veículos, as válvulas.

PRINCIPAIS COMPONENTES DA INJEÇÃO ELETRÔNICA:

  • Sensores
    Os sensores analisam o funcionamento do motor e as informações são transferidas para a central que verifica a pressão, a proporção dos reagentes que queimam o combustível e a temperatura do motor. Se o automóvel sofre uma pane elétrica, por exemplo, você tem todas as informações registradas.
  • Atuadores
    Já os atuadores, respondem pela queima do combustível no motor do automóvel e pela alimentação, enviando os comandos para a Central de Informações.

PRINCIPAIS PROBLEMAS:

  • Motor engasgando e com pouco rendimento, marcha lenta irregular e pouca potência do automóvel são alguns dos principais problemas.
  • Dificuldade na partida, se o seu automóvel não pega de primeira e você tem dificuldades para dar a partida pode ser um sinal de que há falhas na injeção.
  • Consumo excessivo de combustível, você reparou que o carro está consumindo mais combustível do que de costume, esse pode ser outro sinal de que o sistema de injeção eletrônica está com problemas.

PRINCIPAIS VANTAGENS:

  • Partidas mais rápidas, como o sistema de injeção eletrônica dispensa a utilização do afogador, as partidas do automóvel são consideravelmente mais rápidas.
  • Maior rendimento do motor, a injeção eletrônica não desperdiça combustível e, com isso, o funcionamento evita o entupimento das agulhas.
  • Menos poluição nas cidades, se você aproveita melhor o combustível, consequentemente não sobra nada para ser liberado como poluente, assim, o seu automóvel contribui para a diminuição dos gases nocivos no meio ambiente.

Nem sempre é fácil identificar problemas com o funcionamento da injeção eletrônica. Em muitos casos, o carro continua operando de maneira praticamente normal. O principal sinal de alerta é a luz de injeção eletrônica acesa no painel do veículo. Quando isso acontece, é importante procurar ajuda imediatamente, pois o mau funcionamento poderá danificar outros componentes.

Não espere dar problema, nos contate já para agendarmos uma revisão preventiva!

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SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O sistema de arrefecimento é um exemplo de parte do carro que alguns não sabem para que serve.

Arrefecimento serve para resfriar o carro, quando fica muito quente e atinge uma temperatura alta ( 90ºC a 110ºC), ele não consegue funcionar corretamente. Isso porque, em altos níveis, a temperatura pode derreter peças internas.

Então, o objetivo do sistema de arrefecimento é esfriar e estabilizar a temperatura do veículo, bem como do motor. Assim, evitando prejuízos.

E quais os componentes deste sistema?

O arrefecimento não é uma única peça automotiva, ele é todo um sistema composto por um grupo de peças e equipamentos. Entre eles estão:

  • Bomba d´água: que é responsável por ajudar na circulação do líquido dentro do sistema.
  • Válvula termostática: é responsável por regular a temperatura, ela armazena a água até que o motor atinja o calor ideal.
  • Sensor de temperatura: o objetivo dentro do sistema é informar a temperatura ao módulo de comando ou painel do veículo. Essa informação pode referir-se à temperatura do motor ou da água.
  • Reservatório: é responsável por armazenar toda a água do sistema de arrefecimento.
  • Radiador: é a peça que recebe a água quente depois que o motor atinge a temperatura ideal.
  • Aditivo: o aditivo, é um componente que aparece no sistema misturado com água desmineralizada. É essa mistura que no radiador ajuda a resfriar a água.
  • Ventoinha: a ventoinha é a peça responsável por garantir que se tenha uma boa troca de calor entre a água e a atmosfera.

Alguns problemas podem ser causados caso haja o superaquecimento do motor, como o travamento da válvula termostática e vazamento nas mangueiras.

A manutenção preventiva é sempre essencial para impedir futuras dores de cabeça ao ter que levar o carro para o conserto.

Não espere dar problema! Nos contate já para uma revisão preventiva.

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MANUTENÇÃO CÂMBIO AUTOMÁTICO

O câmbio automático é realmente uma tecnologia para se admirar, além de dispensar o uso do pedal da embreagem e a troca manual de marchas, a ferramenta é mais durável e resistente do que a transmissão tradicional, e, diferentemente do que muitos pensam, precisa eventualmente de manutenção, inclusive preventiva.

Sinais de que o seu cambio precisa de uma revisão:

  • TRANCO:
    Quando a transmissão é de qualidade e está em pleno funcionamento, as trocas de marchas não são tão perceptíveis à maioria dos motoristas. No entanto, se for possível sentir “trancos” que marcam as mudanças na transmissão, é sinal de que há algo errado.

  • PATINAMENTO:
    Quem já dirigiu na lama conhece a sensação de o carro estar patinando, ou seja, com as rodas girando, mas sem sair do lugar, esse sentimento é comum quando há um problema na caixa de câmbio automática.

  • FLUÍDO:
    Quase todos os componentes mecânicos de um veículo precisam de lubrificação para funcionar. Com o câmbio automático não é diferente. As especificações e os prazos para troca do fluido são indicados no manual do veículo e devem ser respeitados. A troca do óleo, inclusive, pode ser antecipada, dependendo das condições de uso do automóvel. Também há casos em que vazamentos antecipam a necessidade de manutenção. Além de vazamentos, outro sinal de que o fluido está baixo é o superaquecimento da caixa de transmissão. Ao sentir que a alavanca ou seu entorno está mais quente do que o normal, é importante passar na oficina.

  • RUÍDO:
    Os motoristas devem ter os olhos nas ruas e os ouvidos no carro.
    A presença de sons de peças raspando umas nas outras ou assobios podem indicar necessidade de manutenção.

  • LUZ DO PAINEL:
    O ícone de problemas no motor pode indicar também irregularidades na transmissão do câmbio automático. Atenção aos sinais que o sistema do seu veículo oferece para te garantir uma direção mais segura.

Esses são alguns sinais que precisamos nos atentar quanto ao câmbio automático. Faça uma revisão preventiva do seu veículo. Nos contate já para um agendamento.

Escolha fazer sua revisão na AF CAR!

LIMPEZA DOS BICOS INJETORES

Nós oferecemos limpeza dos bicos injetores, a limpeza só é necessária caso haja algum acumulo de sujeira. O motorista pode sentir que o sistema de injeção possui alguma obstrução. Caso exista acumulo de sujeira ou entupimentos o motor irá falhar e perder desempenho.

O ideal é fazer revisões periódicas, assim evitando maiores problemas, nos contate já para agendarmos uma revisão preventiva.

TROCA DAS VELAS DE IGNIÇÃO

Nós oferecemos troca das velas de ignição! A maioria dos fabricantes recomenda que as velas de ignição sejam verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados.

Geralmente sua troca é recomendada a cada 40 mil quilômetros rodados, mas indicamos uma revisão preventiva pois pode variar de carro para carro.

Algumas consequências de não realizar a troca é causar alguns problemas no veículo, como: dificuldades na hora de dar partida, desempenho baixo, a marcha lenta ficará desregulada e o consumo de combustível ficará muito maior.

O ideal é fazer revisões preventivas periódicas, assim evitando problemas maiores.

Nos contate já para agendarmos uma revisão.

TROCA DE FLUÍDO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO

Para quem tem carro automático, saiba a importância da troca de fluído do sistema de transmissão.
Todo câmbio automático possui sistema de lubrificação específico. Portanto, sempre haverá dúvida sobre a necessidade da troca de óleo.

É indicado fazer a troca do fluido de transmissão em no máximo 50 mil quilômetros rodados, você terá a vida útil do seu câmbio aumentada. E isso traz muitos benefícios a você, como por exemplo uma melhor performance na funcionalidade e evitar altíssimos gastos de manutenção.

O ideal é fazer revisões preventivas periódicas, assim evitando problemas maiores.

Nós contate já para agendar o seu carro para uma revisão preventiva.

HIGIENIZAÇÃO DO AR CONDICIONADO

O ar-condicionado automotivo é um grande aliado em dias quentes, mas, para que o ar continue com sua potência e sem riscos de fungos, bactérias e vírus, é necessário que sua higienização esteja em dia!

Esses microrganismos que ficam presos ao filtro de ar também são responsáveis por diversos problemas respiratórios como rinite, asma e alergias. Por isso, fazer uso do ar-condicionado automotivo sem a devida higienização representa um grande risco à saúde, principalmente das crianças. Se você começa a espirrar ou a tossir quando liga o ar, significa que está na hora de fazer uma boa limpeza.

Uma maior dificuldade na ventilação também pode ser sinal de necessidade de limpeza, já que o filtro de ar sujo pode impedir parte da passagem do ar, comprometendo a eficiência do ar condicionado automotivo. Assim, para atingir a temperatura desejada, o sistema precisa ficar ligado por mais tempo e em uma potência maior, consumindo mais bateria e combustível. Um ar condicionado automotivo em más condições de limpeza pode afetar a performance de todo o veículo.

A recomendação geral é que se faça a limpeza do ar condicionado automotivo a cada seis meses, além de providenciar uma manutenção a cada 30 mil quilômetros rodados.

Oferecemos limpeza e manutenção do sistema de ar condicionado do seu veículo.