O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes de qualquer veículo. Por conta disso, fazer a manutenção de freios regularmente, além de evitar que possíveis defeitos fiquem mais graves, também é zelar pela sua segurança.
Cabe ao motorista o dever de ficar atento a todos os sinais que o carro apresenta quando algo está errado com os freios. Porém, ainda mais importante é realizar sempre as manutenções preventivas e evitar que problemas aconteçam.
Vamos apresentar os benefícios da manutenção preventiva do disco de freio, da pastilha de freio e também como identificar possíveis problemas no seu carro.
Quais componentes fazem parte do sistema de freios?
Entender bem como essas peças funcionam é de suma importância para saber exatamente quando trocar a pastilha de freio ou substituir um outro componente, por exemplo. Note que certas partes precisam de trocas regulares, ao mesmo tempo em que outras raramente demandam manutenção.
- Pedal:
O pedal talvez seja o componente mais simples mas também é o que mais fica em contato com o motorista. Ele serve para acionar os freios e, geralmente, é regulado para que quem dirige não tenha que fazer tanta força no momento de parar o veículo. Ele não tem uma vida útil previamente determinada.
- Servo freio (hidrovácuo):
O hidrovácuo multiplica a força do pedal e a transfere para todo o sistema de freios do veículo. Dessa forma, ele deixa o acionamento muito mais fácil e seguro, já que o motorista não tem que se antecipar ou fazer muito esforço. Consequentemente, a frenagem fica mais natural.
- Fluído de freio:
Os fluídos de freio nada mais são que óleos especialmente desenvolvidos para esses sistemas. É importante utilizar apenas esse tipo de óleo nos componentes, já que eles apresentam as condições de resistência e elasticidade ideais para transferir a força da frenagem para as rodas.
- Cilindro mestre:
O cilindro mestre é o responsável por levar o fluído de freio até os pistões presentes nas pinças ou tambores de freios. Por ser enviado em alta pressão pelo cilindro, o fluido é capaz de exercer a força necessária para imobilizar o carro, transformando pressão hidráulica em pressão mecânica.
- Pastilhas de freio e lonas:
São as pastilhas e as lonas de freio que criam a fricção necessária para que o carro possa desacelerar e parar. Eles são feitos de um material especial, que cria resistência ao disco ou ao tambor e interrompe o movimento gradualmente.
- Discos de freio e tambores:
Os discos e tambores são as peças que recebem a pressão das pastilhas e das lonas, criando fricção e fazendo com que o automóvel pare. Apesar de não ter um prazo de validade, um disco de freio, se danificado, pode gerar trepidações no carro ao frear.
Quando fazer a manutenção preventiva dos freios?
Cada fabricante tem uma recomendação específica sobre quando realizar a manutenção preventiva dos componentes que formam o sistema de freios. Por isso, cheque sempre o manual do proprietário para ter informações mais precisas e tomar os cuidados necessários com o carro.
Os materiais que compõem o sistema têm diferentes graus de desgaste. Consequentemente, eles precisarão de reparos ou até mesmo de completa substituição em diferentes momentos.
Na maioria dos casos, as manutenções de freio acontecem a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, tenha em mente que isso não passa de uma noção básica, especificidades relativas à utilização do automóvel podem alterar essa estimativa.
Como saber se há algum problema com os freios?
No dia a dia com o carro, é bom ter atenção a alguns sinais que podem indicar problemas no sistema de freios.
- Trepidação no volante:
Se ao frear você sentir alguma trepidação no volante, saiba que isso pode ser sinal de disco de freio empenado.
- Barulho de “ferro com ferro”:
Caso ouça um barulho de ferro batendo durante as frenagens, pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser substituídas. Lembre-se de que elas são indispensáveis para manter a eficiência da frenagem.
- Pedal de freio baixo:
Se o pedal de freio estiver muito baixo, pode ser por conta da falta de fluido, geralmente indicada no painel ou também em virtude de algum problema com o servo ou até o cilindro mestre.
- Pedais enrijecidos:
A dificuldade para pisar no pedal tem a ver com o servo freio, se sentir que o pedal estiver muito duro para pisar, é preciso substituir esse componente, o que é feito após rodar algo entre 120 e 200 mil quilômetros.
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